Renato Russo é homenageado no ‘8º Festival de Cinema Brasileiro em Los Angeles’

Entre 13 e 17 de setembro, e pela primeira vez homenageando um artista da música, o 8th Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) vai lembrar Renato Russo; pelo conjunto da obra e a atual influência no cinema nacional.

O encerramento contará com uma festa e um show da banda-tributo Urbana Legion no starlight room do Hotel Mr. C, em Beverly Hills, para convidados – incluindo a presença de celebridades e convidados especiais.

Desde 2008 centenas de filmes exibidos no festival ganharam reconhecimento crítico, receberam distribuição comercial e alcançaram as audiências em todo o mundo. Com mais de 300 filmes exibidos e 72 prêmios distribuídos, o Los Angeles Brazilian Film Festival promove e difunde o audiovisual brasileiro na capital mundial do cinema, Hollywood (CA).

Renato Russo tinha uma característica que muitos conheceram. Além de cantor, compositor e músico, era cinéfilo de carteirinha. Frequentava, no inicio dos anos 80, o circuito alternativo de cineclubes de Brasília – onde geralmente eram exibidos títulos de diretores mais ousados. Renato sempre era visto nas sessões de Fellini, Buñuel e Pasolini, seja no Instituto Goethe ou na Cultura Inglesa. Criou, ao lado das atrizes Denise Bandeira e Ana Beatriz Nogueira, o grupo ASA (Amigos da Sétima Arte) – que se reunia para debater filmes. Chegou a “atuar” e narrar o média-metragem independente Ascensão e Queda de Quatro Rudes Plebeus – onde vive o executivo de gravadora Sr. Manfredo.

Renato Russo foi fã de filmes como Ata-Me (Almodóvar) e Blue Velvet (David Lynch), e teve a letra de Faroeste Caboclo adaptada com enorme sucesso para o longa-metragem. Foi sua juventude em Brasília que inspirou o roteiro do filme Somos Tão Jovens. O documentário Rock Brasília traz imagens raras de Renato em entrevistas de televisão, enquanto o premiado curta-metragem independente Parents se baseou na letra de Pais e Filhos. Outra letra de sua autoria a se tornar um roteiro de cinema foi Eduardo e Mônica, cujo longa-metragem já esta sendo rodado e tem estreia prevista para 2016.

Somos Tão Jovens foi lançado em 2013, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e estrelado por Thiago Mendonça. Acumulou 1.703.776 espectadores, arrecadando mais de 18 milhões de reais, em seis semanas em cartaz.

Já o filme Faroeste Caboclo foi dirigido por René Sampaio e inspirado na canção homônima, registrada em 1987 pela banda Legião Urbana. Lançado em 30 de maio de 2013, o filme faturou 15,5 milhões em bilheteria e levou 1,4 milhão de pessoas aos cinemas naquele ano.

A relação de Renato Russo com a sétima arte sempre foi muito estreita. Portanto, o Festival promete uma bela homenagem.

O 8th Los Angeles Brazilian Film Festival premiará as categorias: Melhor Filme; Melhor Documentário; Melhor Curta Metragem; Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Trilha Sonora; Melhor Figurino; Melhor Caracterização; Prêmio Especial LABRFF. A Seleção Oficial completa será divulgada dia 10 de julho.

 

AGENDA

 

13 de Setembro ABERTURA

NOITE DE GALA NO HARMONY GOLD THEATER

 

14 – 16 de Setembro

THE REGENT THEATER em Westwood, com exibição de filmes

1045 Broxton Ave, Westwood CA 90024

 

17 de Setembro

Noite de premiação no MR. C Hotel em Beverly Hills

Apresentação da Banda Urbana Legion

 

LINK DO SITE OFICIAL – http://www.labrff.com/