Poesia Armada relembra ‘A Canção do Senhor da Guerra’

Emblemática e já utilizada até em programa infantil, ‘A Canção do Senhor da Guerra’ é uma das músicas mais icônicas já compostas por Renato Russo. Originalmente inserida no CD “Música Para Acampamentos”, foi ela a obra escolhida pela nova banda paulistana Poesia Armada para ser regravada. E foi selecionada para entrar no CD promocional em homenagem aos 55 anos que faria Renato Russo, lançado no último dia 27 de março.

Um emocionante coro infantil abre a regravação feita pela Poesia Armada, que ocupa a quarta faixa do CD Rádio Intérprete – Volume 1. O arranjo mantém a aura de anos 80 sem perder o vigor da novidade.

“O trabalho da Legião Urbana sempre foi uma inspiração para a Poesia Armada e vai muito além de gostarmos das músicas. Sempre admiramos a forma como se colocaram no mercado. Nunca foi uma banda preocupada em se adequar ao modismo, muito pelo contrário, sempre  teve uma comunicação especial com o fã – desde o encarte do disco até citações em letras – e isso vai além de uma banda de rock”, observa Erick Ferreira, tecladista da banda.

Na própria ‘A Canção do Senhor da Guerra’ a análise dos motivos escusos para manter uma guerra é incisiva na letra escrita por Renato Russo. “Sentimos falta desse tipo de trabalho nos tempos de hoje. Somos mesmo órfãos de mais bandas de conteúdo e com menos preocupação em fazer uma grana ou fama rápida”, diz Erick. “O rock nacional dos anos 80 englobou influências que a Legião já trazia de outras décadas, como Bob Dylan, e inclusive aquela forma de cantor folk que o  Renato tinha. Já na metade dos anos 90 Renato nos deu joias como o Stonewall  e o  Equilíbrio Distante – trabalhos que foram muito utilizados como referências em nossas produções. Nossa versão para ‘A Canção do Senhor da Guerra’ foi lançada com exclusividade na Rádio Intérprete no Portal Renato Russo, o que é um motivo de orgulho para a Poesia Armada”.

De 2007 a 2012 a Poesia Armada era facilmente encontrada no circuito paulistano tocando covers de clássicos do pop/rock. Já no segundo semestre de 2013 surgiu o CD autoral “O Educandário dos Anjos” – e com o qual concorrem ao 26° prêmio da música brasileira. Aliás, o próprio Renato Russo tem história neste prêmio: interpretou ”Gente Humilde” em 1993, no tributo à Ângela Maria e Cauby Peixoto. “O nome da nossa banda vem da faixa que abre o CD autoral e reflete o que significa este projeto musical em sua essência: abrangente em temas do cotidiano, como o descaso social, a falta de amor pelo próximo e as políticas públicas”.

Desde 2013 a Poesia Armada quer lançar um single em homenagem a Renato como forma de agradecimento por sua obra. E, consequentemente, separar um momento do show para celebrar a Legião Urbana. “Muitos fãs não tiveram a chance de acompanhar a Legião em plena atividade. Já outros, são mais jovens e podem estar sendo apresentados agora a estas composições”, deduzem.

Para finalizar eles agradecem. “Gostaríamos de agradecer ao nosso produtor Paulo Anhaia, que tem grande participação em nosso padrão de trabalho, e a todos os artistas que participaram do projeto deste Cd da Rádio Intérprete – além dos fãs que, como nós, são órfãos do Renato Russo”.