Relembrando o autor Renato Russo

Renato Russo era da Legião Urbana. Mas, como autor de incontáveis obras marcantes, outros intérpretes gravaram suas canções. Uma seleção destas composições – assinadas por Renato e cantadas por diversos grandes nomes – está na Rádio Interprete, que será lançada dia 11 de outubro (data em que é lembrada sua memória) aqui no Portal Renato Russo.

A RÁDIO

A Rádio Intérprete traz uma seleção especial de grandes artistas, alguns contemporâneos de Renato, mas também dá espaço aos novos nomes que o regravaram. Foi criada em memória do artista, para dar prosseguimento à divulgação de sua obra e é direcionada aos fãs de todas as gerações.

A abrangência e a diversidade de suas composições permitiu que outros artistas de diversos segmentos reinterpretassem suas criações. Para o ranking foram escolhidas regravações de Cássia Eller, Biquini Cavadão, Zelia Duncan, Pato Fu, Fagner & Angela Maria, Titãs e Tiago Iorc, entre outras.

O ouvinte pode, ainda, interagir.Além de conferir informações sobre todas as músicas, com links para compra digital, poderá votar na sua versão preferida em nosso ranking, ouvir trechos e escolher entre três regravações para que uma delas fique entre as dez mais de nosso playlist.

PROMOÇÃO

O Portal Renato Russo também lança dia 11 uma promoção em que os fãs concorrem a camisetas exclusivas. O internauta preenche o formulário, responde a pergunta da enquete, convida outros fãs e participa. O resultado sai de 11 de novembro, aqui no portal.

NOVAS REGRAVAÇÕES

De acordo com informações de Giuliano Manfredini, o uso da obra não é negado (exceto para paródias), justamente para ajudar a difundir o legado deixado por seu pai.

“A Radio Interprete vai mostrar a densidade e profundidade das músicas do meu pai nas vozes de outros intérpretes. São cantores que consideram a obra do Renato Russo e da Legião e isso mostra o quanto as canções que ele deixou para nós são queridas e universais. Quero muito agradecer o carinho de todos e gostaria que as pessoas se sentissem ainda mais próximas do meu pai”, declarou Giuliano.

Entre as últimas liberações autorais estão as recentes regravações das músicas “Monte Castelo”, por Felipe Dylon; “Pais e Filhos”, pelos sertanejos Fernando & Sorocaba; “A Canção do Senhor da Guerra”, pelo grupo independente de rock Poesia Armada, além de “Por Enquanto”, instrumental e extraída do projeto Rock Your Babies.

Até uma banda surgiu este ano em São Paulo, formada por músicos da geração 90 do rock brasileiro, fãs de Renato e da Legião, para interpretar suas obras com arranjos turbinados. A Urbana Legion busca lembrar os quatro primeiros álbuns e regravou “Tempo Perdido” como seu primeiro single. É formada pelo idealizador Egypcio no vocal e PG na bateria (Tijuana), Marcão na guitarra (Charlie Brown Jr) e a baixista Lena (A Banca).

“A Legião Urbana entrou na minha vida eu tinha 15 anos, em uma época onde não tínhamos liberdade de expressão e estávamos no fim de uma ditadura. Ouvi ‘Será’ pela primeira vez e encontrei na voz e nas letras do Renato tudo aquilo que queríamos ouvir. Contestador e poético se tornou porta voz da nossa Geração Coca Cola. Como fã eu tive o privilégio de ver três shows da Legião: 1985 (Madame Satã), 1986 (Ginásio do Ibirapuera) e 1990 (Parque Antarctica), todos em São Paulo”, contou Egypcio.

Além destes, pedidos de regravação costumam acontecer com frequência – o que prova que o legado de Renato Russo tem tudo para atingir, ainda, muitas gerações.