Encontros de fãs mantêm a obra de Renato Russo

Em 11 de outubro de 2014 são lembrados os 18 anos sem o cantor e compositor Renato Russo. Fã-clubes de todo o país se mobilizaram para realizar diversos encontros legionários, que buscam manter vivo o legado do artista.

Pessoas de todas as idades, estes devotos de Renato Russo geralmente se reúnem em praças públicas, com entrada franca. Para os encontros, levam violões e instrumentos percussivos, vestem t-shirts da Legião Urbana ou com Renato estampado, e entoam a plenos pulmões, sozinhos ou em coro, os diversos hits.

No último dia 20 de setembro o encontro de Pernambuco aconteceu na Praça da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, reunindo mais de cem pessoas. Foi organizado pelo fã-clube Nova Geração Coca-Cola, do qual fazem parte Cintia Isis e Maria Eduarda, esta com dezessete anos e que conheceu a música ‘Pais e Filhos’ na escola. “Eu procurei um pouco mais e quando descobri que meu pai era fã e tinha CD’s em casa, comecei a ouvir sem parar”, disse.

Representantes do fã-clube Filhos da Revolução, Emerson Ferri e Léa Barros encontraram Josué Farias (Legionários de Recife), Ana Luíza e David Obadiah (Legião Jovem). Reunidos, os fãs deixaram rolar a emoção ao relembrar e interpretar o vasto repertório composto por Renato.

No dia seguinte, na região central de Natal, no Rio Grande do Norte, aconteceu o Primeiro Encontro Legionário RN, no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados), e o clima foi de total descontração. O valor simbólico de R$ 1,00 foi cobrado pelo parque, sendo revertido para sua preservação. O evento foi organizado por Marcos Monteiro e Anny Souza (Família Legionária RN).

“Foi muito marcante ver a cena de fãs em uma grande roda, cantando e tocando. Em nosso primeiro, realizado há sete anos, só tinham quatro pessoas. Mas os legionários cresceram e se multiplicaram”, disse Emerson Ferri.

Foi anunciado um Encontro Legionário Virtual. Em 2015, cada um na sua cidade, na mesma hora, no mesmo dia, participará compartilhando e transmitindo seus eventos através das redes sociais, para todo o mundo.
“Os mais jovens ficaram entusiasmados e demonstraram maturidade para celebrar as obras. Esta é a nova geração, que vai continuar com esses tributos, encontros e eventos relacionados às canções que gostam tanto. Verdadeiros fãs que não viveram a época, mas que dão valor às coisas pelo que elas significam, e não por quanto valem”, concluiu Léa Barros.

PROXIMOS ENCONTROS E TRIBUTOS
Nos próximos dias 11 e 12 de outubro vários tributos e homenagens estão sendo marcados, em diversas partes do país.

Entre eles vai acontecer no dia 11, às 16 horas, o 7º Encontro Legionário de Brasília, no Parque da Cidade (Brasília, DF), com entrada franca e organizado pelo fã Joerly Almeida. Também dia 11, às 22 horas, no Estação Arte Fato (Manaus, AM) as bandas Black Code e Mandrake fazem um Tributo à Renato Russo com apoio do fã clube Conexão Amazônica.

Já o 2º Encontro Legionário de Blumenau (SC), organizado pelo fã Eduardo Pereira (FC Legião Urbana-Blumenau), acontece no Parque Ramiro Rudieger, dia 11, às 14 horas, também com entrada gratuita. O cantor Renato Giraldi faz um show com repertório em homenagem a Renato no dia 11, às 22 horas, no Star Cultura, no bairro Limão (SP). Dia 11, no Teatro Rival, na Cinelândia (RJ), a banda cover Mais do Mesmo faz um minuto de silêncio e duas horas de som por Renato Russo. E no dia 12, organizado por Rayana França em Belo Horizonte (MG) acontece o 2º Encontro Legionário da Praça da Liberdade, às 16 horas, de graça.

Em 19 de outubro, domingo, a partir das 14 horas, acontece em São Matheus (SP) o Encontro Legionário Filhos da Revolução, um evento beneficente com Kadu Lambach (o Paraná, primeiro guitarrista da Legião Urbana), que convida Egypcio (Tijuana/Urbana Legion) para uma participação especial. Além deles, outras cinco bandas de rock 80 participam do evento, todas interpretando obras de Russo.

Seja na música ou no teatro, fãs de Renato Russo movimentam seu legado. A peça ‘O Santo Cristo’, por exemplo, é uma obra baseada na letra de Faroeste Caboclo. Ela estará em cartaz, em únicas apresentações, na capital e em São Caetano do Sul (São Paulo), com dois grupos de teatro diferentes, também no dia 11 de outubro – como forma de homenagear e lembrar a memória do artista.

Também no dia 11, a partir das 16 horas, em Caieiras, interior de São Paulo, acontece um evento beneficente com apoio da Secretaria de Saúde da região e shows de diversas bandas locais em homenagem a Renato Russo. Haverá distribuição de materiais informativos sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Em Teresina (Piauí), dois tributos lembram Renato Russo e a obra gravada pela Legião Urbana. Assim como em Contagem e em Curvelo, (Minas Gerais), cidades que também terão encontros de legionários e músicos ao redor da obra.No Sul do país, Bagé e São Leopoldo terão shows com bandas tocando o repertório da Legião.

E até para novembro já existe tributo programado no Teatro Bacabeiras, no Macapá (Amapá). As bandas amapaenses Dezoito21 e Além do Rádio são as atrações do evento, realizado e produzido por legionários da região. De acordo com informações do G1 e da Rede Amazônica a produtora do evento, Larissa Guimarães, disse que é a primeira vez que ela e o amigo Gabriel Moraes estão preparando um tributo à banda preferida deles.

“O show é uma história e o desejo de fã. Eu e o Gabriel já fazemos eventos pela cidade, mas é a primeira vez que nos dedicamos a um tributo ao Legião Urbana. Queremos que o público sinta o que era ir ao show da banda. Poder sentir, se arrepiar e não somente assistir. É um show para ‘pais e filhos’ mesmo”, comentou Larissa, mencionando uma das canções de maior sucesso da banda e que será tocada durante o tributo.

Confira outros eventos e demais detalhes em nossa agenda de fãs. Participe! Mande informações sobre encontros e tributos para o Portal Renato Russo divulgar.

Fonte: Portal Renato Russo
Foto: Divulgação/FDR