29 de Junho: um ano de ‘Renato Russo Sinfônico’

No dia 29 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu a maior produção musical da história da capital federal até então. O evento RENATO RUSSO SINFÔNICO reuniu 45 mil pessoas para assistir a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), 14 grandes nomes da música brasileira e um holograma de Renato Russo, produzido nos Estados Unidos exclusivamente para a ocasião. O espetáculo marcou por ter sido o primeiro com holografia humana no Brasil e o segundo do show business mundial.

Por meio de uma tecnologia de vanguarda, o líder da Legião Urbana voltou aos palcos em uma performance exclusiva. O Renato Russo holográfico foi criado pela empresa americana VSquared Labs, a mesma que fez a projeção do rapper Tupac no festival Coachella, em 2012. A ideia de um show sinfônico também foi um sonho de Renato, cuja morte em 1996, o impediu de realizar. Ele planejava uma apresentação regida pelo maestro Silvio Barbato (falecido no acidente da Air France e ex-regente da OSTNCS), com uma grande orquestra.

Quem assinou a produção musical foi Rafael Ramos. Os arranjos foram criados por Arthur Verocai, grande arranjador e maestro brasileiro que participou de inúmeros festivais de música desde a década de 60. O ator Fabrício Boliveira, que interpretou o João de Santo Cristo no filme Faroeste Caboclo, foi o mestre de cerimônia. Os portões do estádio foram abertos às 16h, o evento começou às 20h, e encerrou sem nenhum registro grave na plateia.

O show marcou a inauguração da Arena Multiuso de Brasília e recebeu Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Fernanda Takai, Ellen Oléria, Lobão, Alexandre Carlo (Natiruts), André Gonzales (Móveis Coloniais de Acaju), Zizi Possi, Hamilton de Holanda, Jerry Adriani, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Luiza Possi, Sandra de Sá e a violinista norte-americana Ann Marie Calhounem, numa grande celebração à obra de Renato Russo.

Cada artista convidado interpretou uma música, acompanhado por uma banda e pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob a regência do maestro Claudio Cohen. O evento foi transmitido ao vivo pelo Multishow. A banda que acompanhou os cantores foi formada por músicos relacionados ao rock de Brasília, como Fred Nascimento (guitarra, violão e backing vocals), que tocou na Legião por cinco anos. Fred Castro, ex-Raimundos, comandou a bateria; Flavia Couri, dos Autoramas, tocou baixo e Marcela Vale e Luciano Lopes fizeram as guitarras e teclados, respectivamente.

O diretor hollywoodiano Mark Lucas, ganhador de um EMMY, foi o responsável pela direção artística e de filmagem do espetáculo. Ele já trabalhou em vários eventos internacionais, como Pearl Jam – Austin City Limit concert e Red Hot Chili Peppers – Pay-per-view concert from Latrobe. A cenografia e projeções foram desenvolvidas por Andrey Hermuche. Antes e depois do show, os DJs Criolina animaram o público.

Fonte: Portal Renato Russo
Foto: Divulgação